top of page

Top 10 livros de Terror

  • Danaila Emilie
  • 7 de dez. de 2016
  • 6 min de leitura

Oi Oi,

Eu sei que o Halloween já passou, mas nada te impede de ler um livro de terror, afinal, pra uma boa leitura não existe época nem data certa rs. Por isso quis trazer (classificar) alguns dos muitos livros mais conhecidos e que despertaram minha atenção e me fizeram querer lê-los o mais rápido possível.

10 - Os condenados - Adrew Pyper

Lançado pela editora "Dark Side Books" , a obra chegou ao Brasil em 2016. A história é narrada em primeira pessoa pelo próprio personagem Danny.

Sinopse :

" Danny Orchard conseguiu enganar a morte e ganhou uma segunda chance para viver. Só que ele não voltou sozinho.

Em OS CONDENADOS, Andrew Pyper, autor do fenômeno O Demonologista, explora as conexões de amor e de ódio entre irmão gêmeos, numa história sobrenatural muito além da vida e da morte e digna de nossos piores pesadelos."

9 - Os pássaros - Frank Baker

Editora: Dark Side Books

Sinopse

" Pássaros, milhares, talvez milhões, sobrevoam Londres, de forma aparentemente inexplicável e sem sentido, onde parecem observar os habitantess da capital, que os consideram divertidos, se tanto um pouco estranhos. Enquanto as pessoas ainda tentavam entender o que faziam ali, eles começam a atacar, ferindo e até mesmo matando com tremenda brutalidade e violência"

(Capa maravilhosa né?)

8 - Fabrica de Vespas - Ian Banks

Editora: Dark Side Books

Narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Frank, a estreia literária do autor escocês Iain Banks polarizou a crítica e os leitores quando foi publicada, em 1984. Considerado um dos grandes romances do século XX, o livro evoca tanto O Senhor das Moscas (1954) como Precisamos Falar sobre Kevin (2003). Fábrica de Vespas consegue produzir um olhar ao mesmo tempo bizarro, imaginativo, perturbador e repleto de humor negro sobre o que se passa dentro da mente em formação de um psicopata. Iain Banks (1954-2013) nasceu e viveu na Escócia. Tornou-se amplamente conhecido pela controvérsia causada pelo seu primeiro romance, Fábrica de Vespas, publicado originalmente em 1984. Desde então, foi aclamado tanto pela crítica como pelos seus leitores por dezenas de obras de ficção e ficção científica. Foi considerado um dos Melhores Novos Escritores Britânicos em 1993. O jornal inglês The Times aclamou Iain Banks como "o romancista britânico mais imaginativo de sua geração" e o Guardian considerou-o "o padrão pelo qual o restante da ficção científica é julgado". "Uma história excepcional de horror gótico, macabra, bizarra e impossível de largar. [...] leitura formidável." - Financial Times EndFragment

7 - Ao cair da Noite - Stephen King

Editora: Suma de Letras

Sinopse

" Quem senão Stephen King para transformar uma espelunca de beira de estrada no cenário de um amor eterno? Ou uma mulher que acaba de perder o filho em uma corredora obsessiva que pretende chegar a algum lugar onde possa se livrar de suas frustrações? Em Ao Cair da Noite, de Stephen King, os mortos estão por toda parte, seja ouvindo música country em “Willa”, ou ligando para casa de um celular, como no conto The New York Times a Preços Promocionais Imperdíveis. Mas nas histórias do mestre do terror os vivos também não estão em melhores condições. E podem descobrir algo terrível a qualquer momento. O horror precisa de vítimas, e ninguém melhor que Stephen King para apresentá-las nestes contos surpreendentes.Em A Bicicleta Ergométrica, uma rotina de exercícios, a princípio para reduzir o colesterol ruim, pode levar um homem a uma viagem inspiradora – e no fim das contas aterrorizante. Para King, a fronteira que separa os vivos dos mortos é muitas vezes enganosa, e os fios que mantêm os indivíduos presos à realidade podem se romper a qualquer momento.Em As coisas que eles deixaram para trás, os pertences de mortos do 11 de Setembro – uns óculos escuros em forma de coração, um taco de baseball, um “cogumelo de cerâmica (vermelho com bolinhas brancas) que vinha com uma Alice sentada em cima” – começam a perseguir um sobrevivente atormentado pela culpa. No conto N., o transtorno obsessivo-compulsivo de um indivíduo em contar um círculo de pedras – são sete ou oito? – é a única coisa que mantém a humanidade protegida do desconhecido. Em Mudo, um ressentido vendedor de livros ambulante dá carona para um mudo, sem saber que o homem silencioso no banco do carona escuta bem até demais.Ao Cair da Noite – quer se chame esse momento de crepúsculo, quer de pôr do sol – é o momento em que nada é o que parece. A hora perfeita para Stephen King."

6 - O Iluminado - Stephen King

Editora: Suma de Letras

Sinopse

" Jack Torrence consegue um emprego de zelador em um velho hotel, e acha que será a solução dos problemas de sua família: não vão mais passar por dificuldades, sua esposa não vai mais sofrer e seu filho, Danny, vai poder ter ar puro para se livrar de estranhas convulsões. Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem: existem forças malignas rondando os antigos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança, e, inevitavelmente, um embate entre o bem e o mal terá de ser travado."

5 - O gato preto - Edgar Allan Poe

Editora: L&PM

Sinopse

"O Gato Preto traz um homem que, movido pelo abuso do álcool e pela ira provocada pelo amor incondicional que um bicho pode dedicar a seu dono, vê seu sentimento se transformar em perversidade, e acaba por enforcar seu gato. Perseguido pelo fantasma do gato, ele adota outro animal, que, com o passar do tempo, além de despertar a mesma aversão em seu dono, revela em sua pelagem a marca da forca."

4 - Entrevista com um vampiro - Anne Rice

Editora: Rocco

Sinopse

"Uma história que começa com a ousadia de um jovem repórter ao entrevistar Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat, figura apaixonante que terminará, ao longo da série, arrebatando multidões como cantor de rock. Louis, esse vampiro que se recusa a livrar-se das características humanas e aceitar a crueldade e a frieza que marcam os vampiros, continua a contar a história desde o início. É um mundo de uma fantasia impressionante, um mundo gótico, romântico, esse criado por Anne Rice e traduzido por Clarice Lispector. O texto da autora americana não poderia ter melhor intérprete, talvez mesmo cúmplice."

3 - Carrie a estranha - Stephen King

Editora: Suma de Letras

Sinopse

" Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos."

2 - Frankenstein - Marry Shelley

Editora: Estampa ( primeira tradução em português, no ano de 1972)

Sinopse

" Victor Frankenstein (Kenneth Branagh) é um jovem aristocrata suíço, que cresce obcecado com a ideia de derrotar a morte, principalmente após perder a sua mãe (Cherie Lunghi) de forma traumática. Seguindo as pisadas do seu pai (Ian Holm), Victor vai para Ingolstadt estudar medicina, deixando para trás a sua irmã adoptiva e noiva, Elizabeth (Helena Bonham Carter). Mas as suas ideias arrojadas cedo lhe valem a desconfiança dos seus professores, com excepção do Professor Waldman (John Cleese), que vê em Frankenstein um continuador das suas experiências sobre a vida para além da morte, através do uso de energia eléctrica. Com a morte do professor, Frankenstein decide tentar a sua sorte, construíndo um corpo e dando-lhe vida. Só que o resultado assusta-o e Frankenstein abandona-o. A criatura (Robert De Niro) foge para o campo, e aprende a falar e a ler observando outros, mas nele nasce uma ideia fixa, vingar-se de Frankenstein, o homem que lhe deu vida."

1 - Drácula - Bram Stoker

Editora: Landmark

Sinopse

"Bram Stoker publicou seu romance "Drácula" em maio de 1897, estruturando-o como um romance epistolar, escrito a partir de uma série de cartas, relatos, diários pessoais, reportagens de jornais, registros de bordo, etc. A solução narrativa do autor foi brilhante: narrar a história a partir dos diários e memorandos de seus protagonistas, com isso as confissões e desesperos dos envolvidos na trama vão dando forma ao perigo, que só muito depois se torna completamente evidente. Ele nos apresenta também os costumes, tradições e a cultura da Inglaterra vitoriana e o a reação dos britânicos com relação ao que vem do estrangeiro, personificado através do medo arquetipiano da figura do vampiro. Nesse sentido, a realidade do racionalismo britânico entra em choque com o sobrenatural, explicitado através das figuras opostas de Drácula e de Van Helsing, ambos estrangeiros e pertencentes a sociedades estranhas aos costumes britânicos. A atmosfera gótica é o pilar do romance: a maior parte da história se passa na Inglaterra, berço da civilização industrial e para onde o Conde se dirige com o intuito secreto de conquistar o mundo, o que é apenas sublimado ao longo da narrativa. Quando o conhecimento científico encontra seu limite para lidar com os fatos, resta o conhecimento popular. É desse conhecimento que Van Helsing tira os procedimentos necessários para acabar com o vampiro. As dicotomias entre as figuras do bem e do mal são figuradas nos personagens humanos e nos vampiros. O único contato entre os universos é a sensualidade e o erotismo."

Espero que tenha gostado!

Beijinhos

Comments


© 2016 Petrisco

bottom of page