top of page

A pressão de conseguir todos os objetivos até os 25 anos (no máximo).

  • Beatriz de Oliveira
  • 9 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

Terminar a escola, ir para a faculdade, trabalhar para manter a faculdade, ter o equilíbrio do estudo e trabalho juntos.

Olá vocês, decidi trazer para o blog uma questão que muitos de nós passamos ou iremos passar. Realmente se trata de vários pontos de vista, ou seja, talvez a realidade citada aqui não seja de todos os leitores, mas não significa que muitas pessoas não tenha passado por isso.

Quando concluímos o Ensino médio, vemos que precisamos ir para a próxima etapa. Sim, aquela mesmo de estudar muito para passar em vestibulares e tentar uma bolsa de estudo ou uma porcentagem dela. E quem foi o idiota que estabeleceu essa ideia de que precisamos decidir o que queremos ser pelo resto de nossas vidas, quando temos apenas 18 anos ou menos?

''Quando temos que trabalhar estando no Ensino médio já é um tanto ruim e desgastante, quem dirá manter a faculdade (que exige mais coisas que a escola) e o trabalho juntos?'' Pois bem, é o que acontece quando terminamos de decidir qual a profissão que queremos, mas não conseguimos uma bolsa de estudo em faculdades ou alguma porcentagem dessa mesma bolsa de estudo. Trabalhar, estudar e ter vida social são três coisas que são difíceis de se equilibrar e quando se mantem essas três coisas juntas chega uma hora em estamos praticamente assim:

Acredito que nossa sociedade atual tem um tanto de culpa nisso; Mas é claro que não estou aqui para culpar ninguém, estou apenas para levantar questões do nosso cotidiano. Confuso, né?

Pois bem, a cultura de preparar o jovem para ingressar cedo no mercado de trabalho e começar uma faculdade aos 18 anos, vem das influências que temos ao nosso redor. Pais, amigos, irmãos, primos, tios, comerciais de tv, revistas... Tudo vem indicando esse início de vida cedo e muitas das vezes nós abraçamos essas coisas. O que não é errado, mas um pouco forçado, você não acha?

Penso comigo que por um lado é bom ter bens materiais logo de cara na vida, mas e a nossa liberdade de escolha? Não é feio ou errado uma pessoa começar uma faculdade aos 23 anos, ou mesmo nem querer fazer faculdade, pelo contrário, é frustrante ver quem faz as coisas obrigatoriamente, fazendo para satisfazer as vontades de outros mas não a sua própria, ou quem simplesmente fez por pressão e ao longo da vida viu que não era exatamente aquilo que queria.

Além disso, por meio da pressão nós criamos ideias de como nossas vidas deverá ser á partir dos 18, e quando é chegado a hora vemos que as coisas não são exatamente como imaginamos e então entramos naquela mesma frustração.

As vezes não precisamos acelerar as coisas, assim acabamos cobrando menos de nós mesmos e evitando frustrações desnecessárias. Não fique insistindo na ideia de que sua vida está atrasada, talvez as coisas demorem só mais um pouco para acontecer.

Comments


© 2016 Petrisco

bottom of page