top of page

Ideias para fazer uma hortinha em casa.

  • Beatriz de Oliveira
  • 19 de jan de 2017
  • 3 min de leitura

Olá vocês,

Primeiríssimo post sobre Jardinagem aqui no blog, e eu bea separei algumas dicas de verduras e frutas que você poderá plantar em casa. Alguma das ilustrações estão com outros tipos de plantas dentro, mas a intenção é o incentivo que quero passar á você, querido leitor, para que fique inspirado em plantar dentro de casa.

Imagem das sementes de Coentro, Tomates e Cebolinha-verde.

A Cebolinha-verde cresce melhor em temperaturas indo de 13ºC a 24ºC, mas há cultivares que podem suportar temperaturas baixas. Além disso, ela necessita de luz solar direta ao menos por algumas horas ao dia.

Cultive de preferência em solo orgânico! A cebolinha é uma planta rútica e crescerá bem em quase qualquer solo, exceto os solos sujeitos a encharcamento e os muito ácidos.É preciso que irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado.

A colheita de folhas da cebolinha-verde pode começar entre 75 e 120 dias após o plantio. A planta também pode ser colhida inteira, para aproveitamento do Pseudocaule (falsos caules). Neste caso, a colheita é realizada por alguns cerca de 3 meses após o plantio, poém outros deixam a planta crescer por 9 meses ou mais.

O Coentro é uma erva aromática. Seus frutos são geralmente chamados de ''sementes'', mas são formados por dois frutículos ou carpelos, cada um contendo uma semente. Tanto as folhas como os frutos secos são usados como tempero.

Pode ser cultivado em vários climas, embora não suporte temperaturas baixas, cresce melhor se cultivadas em regiões de clima quente. Pode ser cultivado em lugares ensolarados ou em sombras parciais com alta luminosidade.

Cultive em solo bem drenado, rico em matéria orgânica. Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido mas não enxarcado. Quando a planta atingir um bom desenvolvimento, as regas devem ser mais espaçadas, permitindo que o solo seque entre uma rega e outra.

O Tomate é um dos frutos mais cultivados do mundo, havendo milhares de cultivares que variam na forma, tamanho, cor e sabor. Os tomateiros não suportam extremos de temperatura, não crescem bem nem em baixas temperatudas ( que prejudicam o crescimento da planta e diminuem a taxa de germinação das sementes) nem em altas temperaturas (que podem prejudicar a formação dos frutos), geralmente cresce com temperaturas diurnas entre 20ºC e 26ºC com uma variação de temperatura entre o dia e a noite.

Crescem geralmente melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto pelo menos algumas horas por dia. O tomateiro é tolerante ao tipo de solo, mas evitando solos argilosos com tendência ao encharcamento, precisamente em solos bem drenado e rico em matéria orgânica. irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que permaneça enxarcado.

Assim como na foto, o tomateiro é também plantado por sementes!

Separei algumas imagens com ideias para plantar, algumas são em apartamentos que tem espaços menores ou também em casa com espaços maiores, mas todas tem uma ideia de reutilização. Como por exemplo, algumas garrafas que iriam pro lixo, mas foram reaproveitadas como vasos! São ideias bem legais e foram todas retiradas do Pinterest.

*Todas as imagens não são das plantas que citei acima.*

Espero que tenham gostado do post de hoje, assim como eu. Estamos abertas para opiniões, sugestões ou algo que deveria ter acrescentado e não apareceu por aqui!

Fiquem ligados nas nossas redes sociais, vamos sempre divulgando por lá a entrada de novos posts. Não se esqueça de mandar para algum amigo que goste de plantas também!

Beijos e queijos repletos de amorrrrrrr, até a próxima!

Comments


© 2016 Petrisco

bottom of page